- Área: 274 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Mito Covarrubias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aparentemente, o tema da casa é o mais simples para um arquiteto. Todos moramos numa casa, todos, sabemos como é uma casa, todas as casas são mais ou menos iguais. Por isso, pode parecer que fazer uma casa é uma coisa simples, mas quando temos que mais uma vez fazer uma abordagem de uma casa para uma família, sobretudo quando existem algumas variáveis que dificultam a manobra, o tema se converte em algo bastante complexo.
Este é o caso da Casa Zenit que está em um terreno com pouca superfície e um programa bastante grande, o que nos obrigou a pensar numa solução em três pavimentos.
O pavimento mais baixo é quase um porão, e abriga a garagem e as zonas de serviço, junto com uma lavanderia e uma adega. Em seguida, o pavimento que dá acesso pra rua contém um estúdio, cozinha e a sala de jantar. No pavimento mais alto, estão dois dormitórios equipados com banheiro e closet, e a suíte principal, também com closet. Além disto, está presente neste pavimento uma pequena lavanderia extra.
Todo este programa está em um terreno que mede 230 m² e que possui três laterais com vias públicas - é permitido ocupar até a borda de uma delas, mas é necessário deixar as outras duas intactas - o que complica muito a manobra. Portanto, este projeto se preocupa com resolver as necessidades de uma família, dando as dimensões generosas e as melhores condições possíveis com os menores recursos espaciais existentes.
O terreno está frente à um retorno, portanto a casa foi projetada como um remate da rua e se mostra, em sua fachada principal, como um volume cúbico que parece flutuar com as janelas dos dormitórios das crianças com persianas de madeira projetadas pelo artista plástico Adrián Guerrero, que se abrem e fecham no verão ou no inverno.
Uma sala da família no pavimento térreo com uma janela baixa o bastante para controlar a privacidade, dá uma estética muito especial para a fachada; e os serviços no subsolo permitem uma garagem com uma amplitude não usual.
O coração da casa - espaço com as condições mais desfavoráveis para se posicionar as circulações que conectam toda a casa, no sentido horizontal e vertical. É aqui onde se situam as escadas que foram construídas com lâminas metálicas forradas com madeira que concedem uma grande transparência para que esse ponto seja tão movimentado, seja diáfano e transparente.
Por ser o único espaço que não possui acesso para o exterior, é construída uma claraboia, também obra de Adrián Guerrero, que é o motivo do nome Zenit: um teto de madeira suspenso na parte alta da casa com um desenho que se vê refletido de maneira precisa no piso somente quando o Sol está em zênite. Assim, quando a luz está na vertical, o desenho da peça de arte é projetado na entrada principal.
Quer conhecer mais da obra de Agraz Arquitectos? Faça download de seu aplicativo disponível para iPad no seguinte link.